FOCO E PREVENÇÃO

Confira abaixo a relação de todos os serviços, consultas e exames oferecidos pelo Instituto.​

CARDIOLOGIA

A cardiologia moderna tem focado intensamente na fase de prevenção, isto é, no diagnóstico precoce de possíveis doenças. Visitas regulares ao cardiologista podem auxiliar nessa prevenção eficaz de problemas cardiológicos e em tratamentos adequados, caso alguma doença cardiovascular, cardiorrespiratória ou circulatória venha a ser identificada. Para pacientes que já apresentam doenças do coração, o acompanhamento clínico é indispensável. Isto porque o cardiologista pode conduzir novos tratamentos e medicações, prescrever e realizar exames complementares e sugerir mudanças no estilo de vida – tudo para proporcionar a melhor qualidade de vida ao paciente.
Seja para uma consulta preventiva ou para acompanhamento de doenças do coração, conte conosco.

EXAMES CARDIOLÓGICOS

ECG: É um exame que avalia a atividade elétrica cardíaca na pele do paciente. Através de um aparelho chamado Eletrocardiógrafo, é possível comparar gráficos que podem indicar o estado de normalidade ou de alteração dos músculos e nervos do coração. Ele consegue diagnosticar desde casos mais simples, funcionando como um exame preventivo, até outros mais graves, como o infarto do miocárdio, por exemplo.

Teste Ergométrico: Alguns sinais de problemas cardiorrespiratórios e cardiovasculares só ficam evidentes quando o coração é submetido a um esforço mais intenso. Por isso, é importante que o paciente saiba como o seu coração funciona sob estresse físico, já que são nessas ocasiões que o músculo cardíaco precisa interagir com os outros sistemas do corpo de forma ainda mais ativa. O exame registra os comportamentos da frequência cardíaca e da pressão arterial e entre outras funções, auxilia o cardiologista na detecção de doença arterial coronariana, arritmias cardíacas, comportamento da pressão arterial, entre outros. Pode ser utilizado também para acompanhamento de evolução de tratamento, resposta a medicamentos e avaliações pré-operatórias, bem como para uma simples prescrição de exercícios físicos.

Ecodopplercardiograma Transtorácico Fetal, Infantil e Adulto: O ecocardiograma funciona como uma ultrassonografia cardíaca, já que examina a estrutura completa do coração a partir de um ultrassom. As principais finalidades do exame são a análise do tamanho do coração, verificação do funcionamento das válvulas cardíacas – permitindo a visualização de possíveis obstruções ou vazamentos das mesmas -, além de observar as variações do fluxo sanguíneo e estudar a aorta, importante artéria do nosso corpo.

Mapa 24h: A monitorização ambulatorial da pressão arterial, chamada de MAPA , é um método de medição automática da pressão arterial realizada através de um dispositivo colocado na cintura do cliente, que infla uma bolsa de borracha, chamada de manguito, instalada em seu braço. As medidas da pressão arterial são feitas a cada 15 ou 20 minutos durante o dia e a cada 20 ou 30 minutos no período da noite. As medidas são armazenadas neste dispositivo e transferidas posteriormente a um programa de computador que permite a análise dos dados coletados.

Holter 24h: Os Eletrodos são presos no seu peito e ficam ligados por fios a um monitor de gravação. Você carrega o monitor Holter em um bolso ou bolsa usado ao redor da cintura. O monitor funciona com baterias ou pilhas. Enquanto você estiver usando o Holter, o monitor estará registrando as atividades do seu coração, todo o ritmo cardíaco do seu coração. O monitor é usado durante um dia de atividade normal, por 24horas ou por 48 horas. Normalmente, é utilizado por 24 horas, mas o seu médico pode solicitar que o Monitor de Holter permaneça um período maior de tempo, estendendo o tempo do exame para 48 horas.

MEDICINA ESPORTIVA

O Médico do Esporte é a especialidade que investiga a influência do exercício físico, em pessoas sadias ou doentes, com a finalidade de alavancar o condicionamento físico, prevenir e reabilitar. Avalia e acompanha os praticantes de atividade físico-desportiva antes, durante e após a prática desta atividade. Por outro lado, a Medicina Esportiva está direcionada não só a atletas de alto nível mas também a pessoas não atletas que procuram utilizar a atividade física como meio de melhorar sua saúde.

EXAMES ESPORTIVOS

Bioimpedância: O exame de Bioimpedância é voltado para uma análise completa para avaliação do seu peso corporal. Ele é eficiente para distinção de peso de ossos, massa magra e gorduras. O exame pode calcular percentual de hidratação, gordura corporal e massa magra. Ele pode ser utilizado para a identificação de casos de obesidade ou inchaços, já que é capaz de calcular as gorduras que também exigem maior complexidade para serem identificadas.

ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA

A ortopedia é a especialidade médica que cuida da saúde relacionadas aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações. A traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético. Outro importante campo de atuação da especialidade é na área do esporte, onde temos as lesões esportivas com características próprias de cada esporte em particular (um gesto, uma lesão). As lesões decorrentes das atividades esportivas envolvendo o sistema músculo-esquelético de modo geral envolvem os músculos, tendões, cápsula e ligamentos articulares e os ossos nos mais diversos graus de comprometimento, afastando o atleta de suas atividades esportivas por tempo determinado, de acordo com a gravidade da lesão.

ASSESSORIA MÉDICA PARA EVENTOS, ATLETAS E EQUIPES ESPORTIVAS

Contamos com médicos experientes na área esportiva para realizar o planejamento, estruturação como a gestão no dia do evento/competição.

Rua Rodrigues Alves 80, Jardim Aruã, Caraguatatuba

Scroll Up